O Presidente da República afirmou, esta terça-feira, não poder acreditar na afirmação do líder do PSD, Luís Filipe Menezes, de que o Governo alegadamente já terá decidido a localização do novo aeroporto internacional na Ota.
Corpo do artigo
«Não posso acreditar nisso. A informação que tenho e que me é fornecida pelo primeiro-ministro não está nada de acordo com o que acaba de dizer», declarou Cavaco Silva, confrontado com as afirmações de Menezes de que o Governo alegadamente já terá decidido a localização do novo aeroporto internacional na Ota.
Em Leça da Palmeira, o líder do PSD disse que «não faz sentido andarem todos a discutir algo que já está decidido», frisou, acusando o Governo de ter feito «uma marcha-atrás táctica».
Cavaco Silva evitou pronunciar-se sobre as mais recentes polémicas em torno da divulgação de um estudo da RAVE (Rede Ferroviária de Alta Velocidade) favorável à localização do aeroporto na Ota.
Com um sorriso, o Chefe de Estado recusou «obviamente» pronunciar-se sobre «polémicas entre instituições ou entidades», admitindo que já leu «parte» do estudo da CIP que aponta Alcochete como melhor solução.
De acordo com Cavaco Silva, o estudo pedido pelo Governo ao LNEC, para comparar as duas opções para o novo aeroporto, «é uma grande responsabilidade» para o laboratório dado que vai determinar «uma decisão política» do Governo, que a everá anunciar no início de 2008.
No entanto, Cavaco Silva garantiu que, «pela história do LNEC, os portugueses podem confiar na sua competência da instituição e na independência técnica e política».