Cavaco Silva defende que as auto-estradas devem ser pagas, colocando-se assim ao lado do Governo na questão das SCUTS. De passagem pelo concelho do Fundão, o antigo primeiro-ministro afirmou que o princípio do utilizador pagador é o mais justo.
Corpo do artigo
Cavaco Silva assume assim a defesa de uma medida anunciada há cerca de um mês pelo Governo que rejeita o projecto das SCUTS, as auto-estradas sem custos para os utilizadores, da autoria do antigo ministro socialista, João Cravinho.
«Acho que foi cometido um erro há algum tempo criando a ilusão que há almoços grátis, mas a verdade é que não existem, alguém tem que pagar», considera o antigo primeiro-ministro, em declarações à rádio «Jornal do Fundão».
Cavaco Silva admite apenas uma excepção para a Via do Infante, no Algarve, porque a única alternativa existente a esta estrada são outras que atravessam vilas e cidades.
O antigo primeiro-ministro afirmou ainda ser muito cedo para falar sobre uma eventual candidatura à presidência da República.
«Eu disse já há algum tempo que um mês ou seis meses em política são uma eternidade», referiu Cavaco Silva, ao ser questionado sobre o facto de o seu nome ser apoiado entre os social-democratas para uma candidatura à presidência da República.