O Presidente da República, Cavaco Silva, recebeu esta sexta-feira cumprimentos de boas festas dos deputados, a quem desejou que «não falte a força» para enfrentar a agenda política exigente que se prevê próximos meses.
Corpo do artigo
Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, os vice-presidentes, à excepção do socialista Manuel Alegre, secretários da mesa e os líderes parlamentares, foram hoje apresentar, «com sinceridade», cumprimentos de «bom e feliz Natal e um próspero Ano Novo» a Cavaco Silva.
Na resposta, o Presidente declarou-se feliz por ver «uma delegação parlamentar em carne e osso» em Belém, dado que no sistema constitucional português não tem muitas possibilidades de contacto «directo» com os deputados.
«A comunicação faz-se por escrito, formal: diploma para cá, mensagem para lá», afirmou.
Cavaco Silva disse acompanhar com «muito interesse» o trabalho dos deputados e garantiu que a cooperação entre a Presidência e a Assembleia da República funcionou «sem atritos» e sem «quaisquer obstáculos».
Para o ano de 2008, o Chefe do Estado fez votos de bom trabalho: «Por aquilo que se vai lendo no imprensa parece-me que vêm aí matérias de grande relevância política. Desejo que não vos falte a força para enfrentar uma agenda por mais pesada que possa ser».
No final da breve cerimónia, em que fez uma fotografia de família com a delegação chefiada por Jaime Gama, Cavaco Silva afirmou-se feliz por «ver as caras» dos deputados, ao que o líder parlamentar do PSD, Santana Lopes, comentou: «Quem vê caras vê corações».
Na cerimónia estiveram Jaime Gama, os vice-presidente Guilherme Silva (PSD), Nuno Melo (CDS-PP) e António Filipe (PCP), além dos líderes parlamentares Alberto Martins (PS), Pedro Santana Lopes (PSD), Bernardino Soares (PCP), Diogo Feio (CDS) e ainda as deputadas Helena Pinto (BE) e Celeste Correia (PS).