Questionado sobre a crise interna do PSD, Cavaco Silva destaca a importância da estabilidade institucional. O Presidente da República recusa, no entanto, comentar publicamente o anúncio de eleições antecipadas no partido. Cavaco volta a recorrer ao direito de reserva e salienta que um presidente tem de ser «sábio».
Corpo do artigo
O Presidente da República, Cavaco Silva, recusou hoje fazer qualquer comentário público sobre a crise interna no PSD, mas garante que «tem opinião» sobre a matéria.
«O Presidente República tem opinião, mas dá a sua opinião em privado», disse Cavaco Silva na ilha do Porto Santo, no âmbito da visita que efectua à Madeira até sábado.
«O Presidente da República deve ser sábio para nunca se intrometer na vida interna dos partidos», declarou.
O chefe de Estado adiantou que «seria hipocrisia dizer que não acompanha os assuntos», e que eventualmente não os possa comentar em privado.
«Não há muito tempo que escrevi sobre a palavra do Presidente da República em público e em privado. Estão a fazer-me uma pergunta que é pública», realçou.
Salientou: «aqui estamos claramente num domínio em que o Presidente não deve fazer nem directa nem indirectamente comentários».
Na quinta-feira à noite, em conferência de imprensa, na sede do PSD, Luís Filipe Menezes anunciou que iria propor que a antecipação das eleições directas para a liderança do partido para 24 de Maio.