O Presidente da República manifestou-se, este sábado, surpreendido com a não renovação da comissão de serviço da directora do Museu Nacional de Arte Antiga. Cavaco Silva adiantou conhecer de perto o trabalho de Dalila Rodrigues que classificou de «muito meritório».
Corpo do artigo
Cavaco Silva ressalvou que «o Presidente da República deve ter muito cuidado com as palavras», que pode «não estar na posse de todos os elementos» para fazer uma avaliação, mas acabou por comentar o afastamento da directora do Museu Nacional de Arte Antiga.
«Fiquei muito surpreendido com a notícia, porque conheço muito bem o trabalho da Dra. Dalila à frente do Museu Nacional de Arte Antiga», adiantou em declarações à margem da cerimónia de inauguração do arquivo municipal de Loulé.
Cavaco Silva referiu também a falta de quadros qualificados do Estado para questionar «se podemos dar-nos ao luxo de prescindir dos que revelaram já as suas altas qualificações e que deram provas das suas responsabilidades».
Na quarta-feira, o director do Instituto dos Museus e Conservação, Manuel Bairrão Oleiro, comunicou a Dalila Rodrigues que a sua comissão de serviço não seria renovada.
A decisão motivou críticas do CDS/PP e do PSD e a realização de uma vigília de protesto junto ao Museu.
Paulo Henriques, actual director do Museu Nacional do Azulejo, sucederá a 01 de Setembro a Dalila Rodrigues à frente do Museu Nacional de Arte Antiga.