O CDS/PP vai propor, na discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2008, o financiamento da Prevenar. Trata-se de uma vacina que ajuda a prevenir as crianças de uma série de doenças, em particular a meningite.
Corpo do artigo
Segundo a deputada do CDS/PP, Teresa Caeiro, o financiamento da Prevenar poderá ser feito pela inclusão progressiva no Plano Nacional de Vacinação ou pela introdução de uma comparticipação equivalente a outras vacinas existente no mercado, como a da gripe.
De acordo com a deputada, a vacina da gripe é actualmente comparticipada pelo Estado em 40 por cento.
A vacina Pevenar, ministrada às crianças em três doses com um custo de 75 euros cada uma, ajuda na prevenção de doenças como a meningite, pneumonia e otites.
«Há pessoas que podem comprar esta vacina e proteger os seus filhos e há outras que não têm condições financeiras para o fazer. Por isso, o Governo deve ponderar a inclusão progressiva da vacina no Plano Nacional de Vacinação ou começar por uma comparticipação», salientou.
A deputada adiantou que a Prevenar é recomendada pelos pediatras, «não podendo estar apenas acessível às famílias» que têm poderes financeiros.
Esta proposta do CDS-PP vai ser apresentada na discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2008.