Está em contagem decrescente a grande festa paralímpica em Atenas, na Grécia. Nos Jogos Paralímpicos vão participar quatro mil atletas de 143 países, dos quais 41 são portugueses. Susana Barroso será a porta-estandarte da delegação lusa.
Corpo do artigo
A abertura oficial dos Jogos Paralímpicos, marcada para as 20:30 horas (18:30 de Lisboa) desta sexta-feira, ainda está envolta em mistério, mas já se pode ver uma enorme árvore, plantada no centro do Estádio Olímpico de Atenas, que tem cerca de 26 metros de altura e 23 de diâmetro.
Esta cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos, que terminam no dia 28 de Setembro, terá a participação de um coro de 750 crianças, que vai cantar o hino paralímpico e o hino da Grécia.
A nadadora portuguesa Susana Barroso, uma das atletas mais antigas na selecção nacional, foi a escolhida para ser a porta-estandarte da delegação portuguesa na cerimónia de abertura.
Susana Barroso, que já conquistou quatro medalhas em Jogos Paralímpicos, mas nunca uma de ouro, disse à TSF que está orgulhosa por poder levar o estandarte da selecção portuguesa.
A atleta lusa frisou que espera que este seja um sinal de sorte, mas lembrou que «é uma responsabilidade muito grande».
A nadadora, que vai participar nos 50, 100 e 200 metros livres, e também nos 50 metros costas, estabeleceu como objectivo chegar, pelo menos, às finais das respectivas provas.