A cerimónia dos Globos de Ouro, considerada a antecâmera dos Óscares, foi cancelada por causa da greve dos argumentistas que se arrasta desde 5 de Novembro. Este cancelamento foi decidido após este sindicato ter anunciado que iria colocar piquetes de greve à entrada do local da cerimónia.
Corpo do artigo
A cerimónia da atribuição dos premis norte-americanos Globos de Ouro, que teria lugar no domingo, foi cancelada, devido à greve dos argumentistas, tendo sido substituída por uma simples conferência de imprensa.
O presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) lamentou este cancelamento que «impede milhões de telespectadores de ver os seus artistas preferidos festejar as suas melhores performances de 2007 no cinema e na televisão».
Estas declarações de Jorge Câmara surgiram após o falhanço das negociações com o sindicato dos argumentistas de cinema e televisão, o Writers Guild of América (WGA), que prometeu a instalação de piquetes à entrada da cerimónia se esta se realizasse.
A NBC, a televisão que iria transmitir esta cerimónia, considerada a «antecâmara dos Óscares», acabou por decidir que seriam os seus jornalistas a tratar deste evento, uma vez que não estão abrangidos por esta paralisação que se arrasta desde 5 de Novembro.
«A HFPA anuncia que os laureados dos Globos de Ouro nas 25 categorias serão revelados numa conferência de imprensa dde uma hora no hotel Beverly Hilton, coberta em directo por jornalistas da NBC a partir das 18:00 de 13 de Janeiro», precisou o canal.
Esta cerimónia já tinha ficado em risco na sexta-feira depois de o poderoso sindicato dos actores de cinema e televisão, o Screen Actors Guild (SAG) ter anunciado que os seus membros não iriam furar os piquetes de greve anunciados pelo WGA.
A paralisação decretada pelo WGA já provocou graves prejuízos à indústria norte-americana do audiovisual, tendo afectado o andamento de série como «Donas de Casa Desesperadas» e «24 Horas», bem como muitos filmes.
Esta greve surgiu na sequência de um desacordo entre argumentistas e produtores, com os argumentistas a pedirem uma maior percentagem dos proventos dos novos meios de difusão dos filmes.
O cancelamento da cerimónia dos Golden Globes poderá colocar em risco a realização da cerimónia dos Óscares, a grande noite mundial da Sétima Arte, que está marcada para 24 de Fevereiro.