A proposta da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para a compra do Banco Atlântico, de Espanha, foi excluída, anunciou hoje em comunicado a primeira. O Banco Sabadell vai assumir o controlo da instituição financeira espanhola.
Corpo do artigo
O Banco Sabadell, também espanhol, é a instituição financeira que vai assumir o controlo do Banco Atlântico, adquirindo as partes do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) e do Arabab Banking Corporation (ABC).
As partes desses dois bancos representavam um total de 92 por cento do capital do Banco Atlântico.
O Banco Sabadell, quarto grupo bancário espanhol, lançou formalmente segunda-feira última uma oferta pública de aquisição do Banco Atlântico, oferecendo 71,79 euros por acção.
A operação agora concretizada significa o afastamento do ABC do mercado espanhol, que detinha 68,46 por cento do Banco Atlântico e pretende agora concentrar a sua actividade no Médio Oriente.
«Embora se tratasse de uma aquisição de significativo interesse estratégico, o valor oferecido enquadrava-se no estrito limite dos parâmetros de avaliação definidos pela CGD, que permitiriam criar valor para o accionista, objectivo primordial da instituição», afirma a CDG em comunicado.
«O Grupo CGD, que detém uma posição no mercado financeiro espanhol através do Banco Simeón, reafirma a sua intenção de prosseguir uma estratégia de consolidação e crescimento nesse mercado, como tem vindo a ser sucessivamente reiterado», lê-se também no documento.