As melhores ofertas pela compra do Banco Atlántico vieram da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e do Banco Sabadell, devendo por isso estar na frente da corrida à sua aquisição. A notícia é avançada pelo «Financial Times».
Corpo do artigo
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Banco Sabadell apresentaram as melhores propostas para a compra do espanhol Banco Atlántico, noticia, esta segunda-feira, o «Financial Times».
De acordo com o diário britânico, as ofertas destes dois bancos terão ascendido à volta de 1,55 mil milhões de euros, ainda assim abaixo dos 1,65 mil milhões de euros pretendidos pelo accionista maioritário do Banco Atlántico, o Arab Banking Corporation (ABC).
O anúncio do vencedor deverá ser divulgado na reunião da direcção do ABC, a 20 de Dezembro. No entanto, segundo fontes próximas do processo, a decisão poderá ser antecipada.
Através do Banco Siméon, a CGD tem já operações em Espanha, pretendendo agora ganhar maior dimensão num mercado em que o crédito à habitação está a aumentar a um ritmo anual de 20 por cento.
Alguns analistas apontam que a CGD poderá levar algum vantagem a nível político, na medida em que os dois bancos espanhóis - o Santander Central Hispano (SCH) e o Banco Popular - estão presentes no mercado português.
Esta situação, sublinham os analistas, poderá levar a uma cortesia semelhante por parte das autoridades do país vizinho, através da pressão governamental.
Em Portugal, o SCH detém o grupo Totta, enquanto o Banco Popular adquiriu, este ano, o Banco Nacional de Crédito Imobiliário (BNC).