O ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago, e a homóloga chinesa, Zhu Lilan, assinaram hoje, em Lisboa, um Memorando de Entendimento no sentido do reforço da cooperação bilateral nas áreas que tutelam.
Corpo do artigo
A ministra da Ciência e da Tecnologia da República Popular da China iniciou hoje uma visita a Portugal, a decorrer até sexta feira, durante a qual deverá visitar instituições científicas como o Instituto de Sistemas e Robótica, em Lisboa, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Biologia Molecular e Celular, no Porto.
Mariano Gago e Zhu Lilan discutiram o estado das relações de cooperação bilateral em matéria de ciência e tecnologia e prepararam as Jornadas de Cooperação Científica Portugal/China agendadas para 2001.
Também em 2001, deverá decorrer em Lisboa uma Conferência Internacional sobre a história da cooperação científica entre os dois países, organizada pelo Centro de História das Ciências de Pequim.
«Existe um interesse de continuar e reforçar a cooperação bilateral e também entre a União Europeia (UE) e a China em matéria de ciência e tecnologia", afirmou Mariano Gago, em conferência de imprensa.
Por seu lado, a ministra chinesa sublinhou o bom entendimento que mantém com o seu homólogo, «talvez por serem ambos cientistas», considerando esta uma das razões para o sucesso das actuais relações de cooperação.
«Estou certa que esta visita servirá para promover a cooperação entre Portugal e China e entre a China e a EU», disse.
Os dois ministros sublinharam ainda a importância da entrada em funcionamento, nos próximos meses, do grupo de trabalho conjunto para a formação e qualificação de engenheiros de software, programa acordado entre ambos em Maio, em Macau, e que prevê a formação e treino em laboratórios e indústrias dos dois países.
O Instituto de Software da Universidade das Nações Unidas, em Macau, será um dos parceiros de algumas destas acções de cooperação.