O Instituto de Meteorologia prevê uma nova mudança do tempo nas próximas horas, com a chuva a regressar ao final da tarde de domingo. Perente estas previsões, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil já aumentou o nível de alerta para «laranja».
Corpo do artigo
O tempo vai mudar nas próximas horas, segundo adiantou, à TSF, o meteorologista Mário de Almeida.
«No resto do dia de hoje (domingo), estamos a prever a partir do final da tarde a possibilidade de ocorrência de precipitação, inicialmente fraca nas regiões do Litoral a Norte do Cabo Carvoeiro, com uma intensificação do vento na faixa costeira de 30 a 35 km/hora do quadrante Sul», disse.
«Nas terras altas, o vento irá igualmente intensificar-se para moderado a forte, entre 40 e 45 Km/hora de Sudoeste», acrescentou.
Para segunda-feira, de acordo com o meteorolologista, «a chuva deverá ter valores significativos nas regiões do Litoral a Norte do sistema montanhoso do Montejunto-Estrela (Minho, Douro Litoral e Beira Litoral)».
A partir do final da tarde, a chuva nestas regiões irá estender-se gradualmente ao Interior e Sul, podendo ocorrer na zona da Grande Lisboa precipitação significativa apenas ao final da tarde, alargando-se até ao início da noite».
Face às novas previsões de mau tempo, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil aumentou o nível de alerta para «laranja» a partir das 20:00 de hoje, com maior preocupação para o Norte do país.