A «Minho Campus Party», a primeira iniciativa em Portugal que junta entusiastas da informática, ligados à Internet através de uma rede de banda larga, é inaugurada esta quarta-feira em Braga.
Corpo do artigo
Trezentos cibernautas portugueses, espanhóis e dos PALOP participam a partir de quarta-feira na primeira «Minho Campus Party», a primeira reunião do género em Portugal, que vai juntar entusiastas de computadores, que estarão ligados à Internet por meio de uma rede de banda larga.
À parte da «Minho Campus Party», que vai durar uma semana, serão realizados também no Pavilhão de Exposições de Braga, várias iniciativas paralelas relacionadas com a informática e que visam a divulgação das tecnologias de informação.
Destas destaca-se a «Minho Net Point», que consiste num conjunto de debates e conferências gratuitas de temas da actualidade e do futuro da informática e da Internet.
A Microsoft aproveita o evento para fazer um pré-apresentação do seu novo sistema operativo, o «Windows XP».
Segundo Eduardo Beira, organizador da «Minho Campus Party», a festa vai «propiciar o encontro pessoal de gente que muitas vezes só se conhece através das comunicações da Internet, ao mesmo tempo que se reforça o conhcimento das tecnologias».
Os cibernautas poderão optar por acampar no Parque de Exposições de Braga ou então aparecer no local e visitar a zona pública da exposição.
As «Campus Parties» surgiram nos países nórdicos, tendo-se um grande impacto em Espanha, onde as inscrições para a última edição se esgotaram em 23 minutos. Inscreveram-se então duas mil pessoas, tendo ficado 2500 de fora.