Um grupo de cidadãos de Almada vai protestar em frente ao Ministério da Economia contra a construção de uma linha de muito alta tensão. Estes exigem a realização de estudos para um traçado alternativo.
Corpo do artigo
Um grupo de moradores de Almada vai protestar frente ao Ministério da Economia contra a construção de uma linha de muito alta tensão que a REN pretende construir entre Fernão Ferro e Trafaria.
Estes «exigem a realização de estudos para um traçado alternativo ou mesmo o enterramento da linha nas zonas de maior densidade urbana, assim como um verdadeiro estudo de impacto ambiental, que tome em consideração a situação actual do traçado e os seus efeitos», pode ler-se num comunicado.
Em declarações à TSF, um dos impulsionadores deste movimento explicou que com este protesto estes moradores pretendem mostrar que, à semelhança dos habitantes de Sintra e Silves, também não pretendem uma linha de muito alta tensão no seu concelho.
«Dada a ausência de apoio por parte da Câmara Municipal de Almada vimo-nos, moradores e algumas instituições e a Junta de Freguesia da Caparica, obrigados a manifestar o nosso desagrado face a esta situação que nos foi imposta», adiantou Filipe Santos.
Este morador acrescentou ainda que têm sido tentadas várias formas para impedir a construção desta linha eléctrica, a mais eficaz das quais tem sido uma acção judicial contra a REN.
«No limite, no dia 19 de Dezembro, deverá ser apresentada na Junta uma proposta para aprovar o orçamento. Temos um escritório de advogados no sentido de colocar uma providência cautelar para parar definitivamente com as obras e uma acção popular contra a REN», acrescentou.
O presidente da Junta de Freguesia da Caparica considerou que os moradores têm razões «para protestar, para estarem preocupados e para interpelarem o Ministério da Economia no sentido de alterarem esta decisão de transportar energia eléctrica por cima das habitações das pessoas».
Ouvido pela TSF, Fernando Jorge entende que a única postura da junta de freguesia a que preside a de estar ao lado destes moradores «no sentido de sensibilizar o Ministério da Economia para alterar o traçado daquela linha, enterrar a linha, tomando as acções que sejam adequadas a evitar aquilo que temos assistido nos últimos tempos».
Por seu lado, o vereador do urbanismo da Câmara Municipal de Almada assegurou que sempre se opôs ao traçado desta linha proposto pela REN, tendo assegurado que propôs um traçado alternativo «desde o primeiro momento».
«Nunca concordámos com este traçado e naturalmente estamos em sintonia com as populações, porque estas também o identificam como um mau traçado. Estamos nesta luta claramente ao lado das populações de Almada», afirmou José Gonçalves à TSF.