Cientistas da Universidade de Oklahoma decifraram o código genético de uma bactéria perigosa, responsável por doenças como a escarlatina e pneumonia. Esta descoberta poderá resultar em vacinas contra estas e outras enfermidades.
Corpo do artigo
Investigadores da Universidade de Oklahoma, Estados Unidos, descobriram o código genético de uma bactéria perigosa, a «streptoccocus pyogenes», responsável por doenças graves como a escarlatina, pneumonias, inflamações de garganta e febres reumáticas e também de infecções epidérmicas como inflamação aguda dos rins e envenenamento de sangue.
Os cientistas consideram que a obtenção dos traços genéticos completos da bactéria pode revelar aos investigadores a forma como o microorganismo funciona, o que será útil para o desenvolvimento de vacinas contra as doenças graves que a bactéria provoca.
Um biólogo molecular do Centro de Ciências da Saúde desta universidade norte-americana, Joseph Ferreti, diz que a bactéria provoca mais danos do que qualquer um dos microorganismos que já têm o código genético decifrado.
A «streptoccocus pyogenes» tem 1752 genes, e destes mais de 40 serão os responsáveis pela sua toxicidade.
Os cientistas vão agora estudar caso a caso o comportamento de cada gene, assim como as proteínas que o codificam.
O objectivo será a desactivação dos genes e procurar pontos do microorganismo que sejam vulneráveis a medicamentos.