O encontro entre os Estados Unidos e a União Europeia, agendado para esta semana, em Oslo, com o objectivo de discutir o protocolo de Kyoto que visa diminuir a emissão de gases perigosos para o efeito de estufa caiu por terra.
Corpo do artigo
A cimeira para discutir o efeito de estufa, agendada para esta semana, em Oslo, não se realizará, depois da recusa norte-americana em participar, anunciou hoje a presidência francesa da União Europeia.
Para além dos EUA, também o Canadá, a Austrália e o Japão negaram deslocar-se à reunião por consideraram que não existem condições para um acordo.
A União Europeia «tomou nota» da decisão do grupo de dissidentes, disse um porta-voz da presidência francesa. Mas «não existe ruptura», na medida em que o encontro era meramente «exploratório».
Os países envolvidos na negociação sobre as alterações climáticas vão ter a oportunidade de discutir o assunto à margem de uma reunião do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, prevista para Janeiro, em Nairobi, no Quénia, acrescentou ainda o porta-voz.