O Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem apresenta, até 21 de Novembro, uma exposição dedicada ao Cinema de Animação em Portugal. O primeiro filme português de animação, realizado em 1923, vai estar em destaque.
Corpo do artigo
O Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI) abre as portas ao cinema de animação depois de diversas exposições de banda desenhada, de autores nacionais e estrangeiros e de ilustração infantil.
Esta exposição, que homenageia os 80 anos do primeiro filme de animação em Portugal, pretende dar a conhecer a história do cinema de animação português nas últimas oito décadas
O primeiro núcleo da exposição retracta a história deste género cinematográfico. O segundo inclui a exibição de filmes, making of's, story board's, personagens e maquetes - entre estas as utilizadas no filme «A Suspeita».
Em destaque, vai estar o primeiro filme de animação realizado em Portugal, em 1923, por Joaquim Guerreiro - «O Pesadelo de António Maria» - entretanto recuperado. Será possível visionar (em contínua exibição) outros filmes e/ou materiais: «A Suspeita», «A Sopa Fria», «A Noite», «Oh que calma» e «Fado Lusitano», entre outros.
Nesta exposição estão ainda expostas algumas ilustrações originais dos filmes «O Gato e a Lua» e «Os Salteadores».
A exposição está patente até ao dia 21 de Novembro (incluída no 14º Festival Internacional de BD da Amadora), das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00, de segunda a sexta-feira.