Os efeitos do mau tempo prolongam-se: a circulação na linha da Beira Alta está interrompida e na EN16 há um buraco fundo causado pelas chuvas fortes. O acesso à Serra da Estrela está cortado por causa da neve.
Corpo do artigo
Estradas cortadas e circulações ferroviárias interrompidas são alguns dos transtornos provocados pelo mau tempo que se fez sentir um pouco por todo o país, quinta e sexta-feira.
Neste momento, está interrompida a circulação na linha da Beira Alta, o acesso à Serra da Estrela também está cortado, e na EN16 há um buraco com mais de um metro de profundidade.
Na linha da Beira Alta, a circulação foi interrompida cerca das 16:00 devido à queda de uma árvore entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, segundo o porta-voz da CP, Carlos Madeira.
Entretanto, o comboio Intercidades que saiu da Guarda às 14:05 horas em direcção a Lisboa ficou pelo caminho, mas vai ser removido por uma locomotiva a diesel, não havendo hora provável para o restabelecimento da circulação.
A circulação ferroviária entre a Régua e o Pocinho, na linha do Douro, foi igualmente suspensa, enquanto durar a instabilidade meteorológica e dos terrenos, aegundo um porta-voz da CP.
A empresa colocou autocarros entre as estações da Régua e do Pocinho, como transportes alternativos. A ligação entre a Régua e o Porto será assegurada normalmente.
Buraco complica trânsito na EN16
Em Viseu, a chuva fez com que se abrisse um grande buraco na berma da EN16, em Abravesses, condicionando o trânsito naquela via.
António Ribeiro, dos bombeiros de Viseu explicou que «o buraco resulta das chuvas intensas aliadas à fala de limpeza das valetas. O buraco tem «cinco/seis metros de extensão e um metro e vinte de profundidade, na estrada que liga Viseu a S. Pedro do Sul», disse.
Estrada cortada na Serra da Estrela
Na Serra da Estrela, a estrada Nave/Pionos/Sabugueiro que liga a Covilhã a Seia e Manteigas está cortada ao trânsito desde as 11:30 horas devido à neve. A temperatura na Serra da Estrela às 15:45 horas era de um grau.