Desde as disponibilidades de água, até à saúde, passando pela agricultura e pelas cidades o clima condiciona a forma como o Homem está na Terra.
Corpo do artigo
Secas, inundações e fogos são alguns dos problemas que o aquecimento do clima vai trazer, por isso os custos económicos destes problemas já estão a ser avaliados pelas companhias de seguro.
Neste âmbito, uma das questões mais problemáticas é a subida do nível do mar, que a par com as destruições causada por tempestades tropicais e a descida das reservas de água potável pode causar perdas na ordem dos 64 milhões de contos por ano.
Assim, Os sistemas de defesa das habitações e fábricas contra as inundações vão rondar os 214 milhões de contos por ano. Enquanto a perda de ecossistemas vai implicart um custo de 15 mil milhões de contos por ano, porque os recifes de coral e os estuários são locais de reprodução de muitas espécies de peixes.
Custos para a economia, que nalgumas ilhas, em micro estados insulares os prejuízos ligados ao clima podem superar, em 2050, dez por cento do seu PIB, Produto Interno Bruto.
A esta já conta com saldo negativo à ainda que somar 640 milhões de contos de perdas por causa dos desastres naturais. Mas ainda é preciso fazer a conta aos prejuízos na indústria da construção, transporte e turismo.
A Saúde
O mesquito do paludismo vai assaltar a Europa. Esta é uma das imagens mais frequentes quando se fala em aquecimento do planeta.
Assim, a expansão da malária e do dengue para novas zonas geográficas é uma das consequências mais importantes do efeito de estufa.
Por outro lado, as cidades vão ficar «irrespiráveis» e os problemas respiratórios tem tendência a aumentar.