O clima de negócios da Zona Euro registou, em Novembro, o primeiro valor positivo em dois anos e meio, anunciou a Comissão Europeia, no mesmo dia em que indicou que a confiança dos consumidores portugueses caiu pela primeira vez desde Fevereiro de 2003.
Corpo do artigo
Pela primeira vez desde Maio de 2001, o indicador que mede o clima de negócios na Zona Euro registou, em Novembro, o primeiro valor positivo.
De acordo com um inquérito de conjuntura da Comissão Europeia (CE), divulgado esta sexta-feira, o índice de clima de negócios dos Doze fixou-se nos 0,02 pontos em Novembro, uma subida de 0,23 pontos face ao mês de Outubro.
Há dois anos e meio, este indicador fixou-se nos 0,18 pontos, tendo, a partir daí, registado uma tendência descendente devido, segundo os analistas, aos efeitos dos ataques terroristas do 11 de Setembro.
Foi ainda divulgado que o indicador do sentimento económico
na Zona Euro subiu 0,4 pontos percentuais, em Novembro, sendo esta maior subida em mais de doze meses.
Confiança dos consumidores portugueses em queda
Se o clima de negócios e o sentimento económico trouxeram boas notícias para a Zona Euro, o mesmo não aconteceu com a confiança dos consumidores portugueses.
Este indicador, igualmente calculado pela Comissão Europeia, recuou, em Novembro, pela primeira vez desde Fevereiro de 2003.
Na Zona Euro, em contrapartida, a confiança dos consumidores melhorou no mês em análise, ainda que continue a registar valores negativos,