Bill Clinton reúne-se hoje com Yasser Arafat, em Washington. O porta-voz do presidente cessante dos Estados Unidos diz que este pode ser um passo decisivo no processo de paz do Médio Oriente.
O presidente cessante dos Estados Unidos, Bill Clinton, reúne-se hoje com o líder palestiniano, para dar explicações sobre o plano de paz.
O encontro tem lugar em Washington e para o porta-voz de Clinton, P.J. Crowley, este passo pode ser decisivo no futuro do processo do Médio Oriente. O líder da autoridade palestiniana tinha mostrado dúvidas em pelo menos 25 pontos desta proposta.
O encontro foi precedido de uma conversa entre Clinton e Ehud Barak. O presidente norte-americano falou ontem ao telefone com o primeiro-ministro israelita sobre o teor da sua conversa com Arafat e do encontro em Washington.
Contudo, Barak afirmou hoje ter dúvidas de haver um acordo até 20 de Janeiro, data em que Clinton abandona a Casa Branca definitivamente.
«O presidente Clinton dispõe somente de três semanas e não é lógico pensar que ele possa concluir um acordo na última semana do seu mandato», disse Barak, «Yasser Arafat perdeu tempo muito precioso com pedidos de toda a ordem sobre esclarecimentos das propostas norte-americanas».
O primeiro-ministro israelita acrescentou ainda que «não é razoável pensar que um acordo possa ter lugar antes das eleições» israelitas para o posto de primeiro-ministro, que têm data marcada para dia 6 de Fevereiro.
Barak adiantou, também, que «tem dúvidas sobre a seriedade das intenções de Arafat de chegar a um acordo».