A coligação PSD/PP saiu vencedora em Ribeira de Pena já que o Tribunal Constitucional considerou válido o recurso da coligação. Agostinho Pinto continua a ser o presidente da Câmara.
Corpo do artigo
A coligação PSD/PP é a vencedora das eleições para a Câmara de Ribeira de Pena, em Vila Real, após a decisão do Tribunal Constitucional em aceitar como válido o recurso da coligação, o que deu novamente a vitória ao social democrata, Agostinho Pinto.
Segundo uma fonte do Tribunal Constitucional, este órgão de recurso decidiu considerar como efectivamente nulos os 15 votos dados como válidos numa recontagem efectuada a 18 de Dezembro, dois dias depois das eleições autárquicas.
Os primeiros dados apurados no dia das eleições deram a vitória à coligação PSD/PP, por uma diferença de dois votos, 2.665 contra 2.663 do Partido Socialista.
O PS reclamou dos resultados, e a Assembleia de Apuramento Geral reuniu no dia 18 dando como válidos os 15 votos antes considerados nulos.
A repartição desses votos dava a vitória do PS mediante a vantagem de um voto. A coligação PSD/PP recorreu para o Tribunal Constitucional, que acabou por lhe dar razão, esta sexta-feira, repondo os resultados anunciados no dia de eleições.