Um estudo assinado por investigadores da Universidade Nottingham Trent mostra que há bactérias potencialmente perigosas em alimentos desidratados para bebés.
Corpo do artigo
Uma das bactérias mais perigosa é a Enterobacter sakazakii, que pode causar meningite mortal. Os cientistas alertam que, apesar da bactéria ser pouco nociva, pode ser especialmente perigosa em bebés prematuros ou com um sistema imunitário mais fraco.
Os cientistas analisaram 200 amostras de 110 produtos diferentes em sete países europeus, Estados Unidos, Coreia do Sul e África do Sul. Foi detectada a presença de bactérias em 8 de 82 amostras de leite para bebé e em 12 de 49 alimentos desidratados.
O estudo, publicado na revista New Scientist, foi o primeiro feito a alimentos desidratados infantis.
Os cientistas dizem que a higiene na preparação destes alimentos é essencial e, uma vez cozinhados, devem ser guardados no frigorífico.
A equipa, que analisou o armazenamento destes produtos, verificou que antes de confeccionado o produto, o número de bactérias duplicava cada dez horas no frigorífico. No entanto, uma vez preparado, é essencial que o alimento seja guardado no frigorífico.