A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau divulgou hoje os resultados definitivos e oficiais das presidenciais, confirmando-se a necessidade de uma segunda volta, a realizar a 17 ou 24 de Julho. Bacai Sanhá e "Nino" Vieira são os dois candidatos da próxima volta.
Corpo do artigo
O presidente da CNE, Malam Mané, anunciou que a segunda volta será disputada por Malam Bacai Sanhá, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), e pelo candidato independente João Bernardo "Nino" Vieira, numa daquelas duas datas.
Segundo Malam Mané, a taxa de participação ascendeu a 87,63 por cento (votaram 471.843 dos 538.471 eleitores inscritos), marco "histórico e inédito" na democracia guineense, pois trata-se do valor mais elevado de sempre.
Aquele responsável atribui a elevada taxa de participação à excelente organização de todo o processo eleitoral.
Quarta-feira passada, Malam Mané divulgou os resultados provisórios da votação, dados que apenas em dois candidatos diferem agora dos hoje anunciados.
Na altura já ficara claro que Bacai Sanhá e "Nino" Vieira, dois ex-presidentes, o primeiro interino, iriam disputar uma segunda volta.