O Ministério do Interior britânico divulgou esta quarta-feira uma lista exaustiva de «comportamentos inaceitáveis» que podem justificar a expulsão de estrangeiros do país. A medida foi tomada no âmbito do combate ao terrorismo.
Corpo do artigo
A lista de «comportamentos inaceitáveis no Reino Unido» inclui acções como «fomentar, justificar e glorificar a violência terrorista», «tentar provocar actos terroristas» ou «fomentar o ódio entre as diferentes comunidades no Reino Unido».
Incluem-se nestes comportamentos a escrita, produção e divulgação de «declarações condenáveis», através de pregação, discursos públicos, distribuição de panfletos, publicação na internet ou tirando partido de funções como a de professor ou representante comunitário.
Se detectados em qualquer residente estrangeiro, no Reino Unido ou noutro país, estes comportamentos passam a servir de justificação para a sua expulsão do território britânico ou a proibição de entrada no país.
«A ameaça terrorista permanece real e significativa no Reino Unido e é normal que o Governo faça tudo ao seu alcance para contrariar essa ameaça», declarou o ministro do Interior, Charles Clarke, num comunicado divulgado hoje em Londres.
O ministro britânico frisou, no comunicado, que a intenção do Governo não é «limitar a liberdade de expressão nem o debate legítimo sobre religião ou outros temas».