Chegou agora a confirmação científica. Todos os que trabalham diariamente com computadores já o sabiam, mas estas certezas científicas têm muita força. O uso prolongado destes aparelhos provoca dores e, mais grave ainda, deixa os seus utilizadores sem energia nem motivação.
Corpo do artigo
O site ZDNet.com , divulgou um estudo feito por investigadores japoneses que descobriram que as pessoas que trabalham em frente a um écran de computador, têm maior probabilidade de sofrer dores físicas, nos olhos e nos ombros, por exemplo. Podem também sofrer diversos sintomas de desmotivação, como a letargia.
O estudou demorou três anos a ser feito e envolveu mais de 25.000 trabalhadores.
Apesar de muita gente passar um período cada vez maior em frente aos computadores, não existem directivas consistentes sobre o período limite de tempo. O estudo, liderado pelo Dr. Tetsuya Nakazawa e publicado na revista American Journal of Industrial Medicine, descobriu que os trabalhadores que ficam mais de cinco horas por dia em frente de um computador, relataram um maior número de sintomas relacionados com a falta de sono e o stress.
Os sintomas incluem letargia, ansiedade, "dificuldade de relacionamento com os colegas de trabalho" e "relutância em ir trabalhar". Não foi identificado um limite de tempo que pode provocar as queixas de dor física, o sintoma mais associado ao uso de computadores. Os utilizadores descreveram sintomas de cansaço na vista, dores de cabeça e ombros doridos.
Os resultados sugerem que os sintomas físicos aumentam na razão directa da duração diária do uso do computador. Já os sintomas mentais e os relacionados com o sono, aumentam com a exposição ao computador durante mais de cinco horas por dia.
Com estas conclusões, os investigadores pensam que há necessidade de serem feitos mais estudos que expliquem os problemas físicos e mentais que possam resultar do uso dos computadores.
Século XXI
Dias úteis, 12h50m