O indicador de confiança dos consumidores aumentou em Abril, interrompendo a tendência descendente iniciada em Novembro de 2006, segundo dados do INE, que dão conta também de melhorias na evolução do desemprego.
Corpo do artigo
O indicador de confiança dos consumidores aumentou em Abril, interrompendo a tendência descendente iniciada em Novembro de 2006, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O índice que reúne a opinião de empresários e consumidores situa-se agora nos 41,8 pontos negativos, enquanto em Novembro de 2007 situava-se nos 37,9 pontos negativos.
O comportamento observado em Abril nos sectores foi heterogéneo, registando-se uma recuperação dos indicadores de confiança nos Serviços e na Construção e Obras Públicas e uma deterioração na Indústria Transformadora e no Comércio.
O Instituto Nacional de Estatística atribuiu esta recuperação às expectativas sobre a situação financeira das famílias e à evolução da situação económica no país.
Segundo dados do INE, as perspectivas sobre a evolução do desemprego estão também a recuperar, depois de se terem agravado durante oito meses.