Cientistas gregos chegaram à conclusão que o consumo moderado e alto de café está relacionado com um aumento dos processos inflamatórios no sistema cardiovascular.
Corpo do artigo
Esta é a principal conclusão de um estudo hoje publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition, em que participaram 3.000 adultos sem antecedentes de doenças cardiovasculares.
O grupo era composto por 1.514 homens e 1.528 mulheres com idades médias entre 46 e 45 anos, respectivamente.
Em comparação com os que não tomavam café, os que consumiam mais de uma chávena por dia (200 mililitros) tinham níveis muito mais altos dos factores que promovem a inflamação cardiovascular, afirmou Demosthenes Panagiotakos, director do estudo, realizado na Universidade Harakopio de Atenas.
Os cientistas indicaram que estes níveis se mantiveram mais elevados mesmo quando se consideraram outros factores como idade, género, consumo de tabaco, peso corporal e actividade física.
Os investigadores garante que é a primeira vez que se determina uma relação entre o consumo de café e os problemas cardiovasculares, embora se desconheça exactamente o mecanismo causador da inflamação.
Por isso consideram necessários mais estudos para confirmar a influência desta infusão nos problemas cardiovasculares.