Os responsáveis pela selecção da Coreia do Sul, um dos países organizadores do Mundial de 2002, juntamente com o Japão, estão a equacionar o recrutamento de atletas naturais da Coreia Norte, com vista à participação destes na sua equipa na competição do próximo ano.
Corpo do artigo
A selecção da Coreia do Sul, que, a par da Polónia e dos Estados Unidos da América integra o Grupo D da primeira fase do Mundial 2002, a realizar na Coreia do Sul e no Japão, grupo do qual também faz parte a selecção portuguesa, está a equacionar recrutar atletas norte-coreanos, com vista à participação destes pela Coreia do Sul nesta prova.
Lee Yong-Soo, chefe da Comissão técnica da Federação Sul-Coreana de Futebol, citado pela AFP, deu conta desta mesma realidade: «Se encontrarmos bons jogadores na Coreia do Norte, e se a sua inclusão puder, na realidade, reforçar a selecção da Coreia do Sul, iremos pedir ajuda ao Governo para os trazermos para cá», garantiu.
Entretanto, Chung Mong-Joon, presidente honorário do Comité Sul-Coreano de organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2002 e, simultaneamente, vice-presidente da Federação Internacional de futebol, confirmou que, apesar das más relações existentes entre as duas Coreias, não está, de todo, posta de parte a hipótese de os Sul-Coreanos virem a recrutar jogadores à Coreia do Norte.
A decisão final quanto a esta questão compete, no entanto, ao holandês Guus Hiddink, actual seleccionador da equipa de futebol da Coreia do Sul.