Azeitonas, queijos, vinhos e enchidos são algumas das delícias gastronómicas que o festival «Cores e Sabores» reserva aos seus visitantes. A festa é em Portalegre e dura até domingo. A entrada custa apenas dois euros.
Corpo do artigo
Já arrancou o festival «Cores e Sabores» que leva até Portalegre produtos tradicionais do norte alentejano. Azeitonas, mel, doces conventuais, queijos, enchidos e flores, frutas, ervas aromáticas, carnes e vinhos medalhados são apenas algumas das delícias que vão estar à disposição dos visitantes.
O ministro da Agricultura, Sevinate Pinto, esteve na inauguração do evento, organizado pela Câmara Municipal de Portalegre, e afirmou que «os produtos tradicionais têm mercado e futuro» porque correspondem às expectativas do consumidor.
O governante elogiou o trabalho que tem sido feito em Portalegre em relação aos produtos tradicionais, referindo que a região deu nos últimos anos «passos importantes para a sua preservação».
O presidente da Câmara de Portalegre, Mata Cáceres, disse que «os produtos tradicionais podem vir a ser um instrumento ao serviço do desenvolvimento das regiões onde são produzidos e do próprio país». «Existem todas as condições para que este tipo de produtos possa ser comercializado a nível internacional, proporcionando a entrada de receitas no país e a fixação de riqueza nas regiões da sua origem», acrescentou.
«Cores e Sabores» decorre até domingo no Mercado Municipal da cidade. Espectáculos musicais, circo, desfiles de moda, lançamento de livros, poesia e exposições são outros
atractivos do festival.