A Corticeira Amorim e a Gescartão vão estar presentes no índice PSI20, a partir da primeira sessão de Janeiro, em substituição da Ibersol e Teixeira Duarte, anunciou a Euronext Lisboa.
Corpo do artigo
A partir da primeira sessão de Janeiro de 2004, a Corticeira Amorim e a Gescartão vão fazer parte do índice PSI20, em substituição da Ibersol e Teixeira Duarte, anunciou, esta sexta-feira, a Euronext Lisboa.
Esta é a consequência da revisão semestral ordinária do PSI 20, que pretende assegurar a presença, no índice de referência, das acções mais movimentadas e que despertam mais interesse dos investidores.
Se a entrada da Corticeira Amorim era já esperada, bem como a saída de Ibersol e Teixeira Duarte, a não promoção da Reditus contraria a sua posição na lista de espera, que liderava em conjunto com a Corticeira.
Estas mudanças representam um reforço no PSI20 do sector industrial, em detrimento da construção civil (Teixeira Duarte) e da restauração (Ibersol).
A presença num índice de referência, como o PSI 20, é importante porque muitos fundos compõem as suas carteiras através da replicação de índices, o que aumenta a pressão compradora sobre as acções que o compõem e, como tal, tende a levar a uma valorização.
Outra vantagem está no nível de exposição, já que as empresas que compõem os índices principais têm uma maior atenção por parte de analistas, investidores e comunicação social.