Três grandes manchas de crude, derramadas pelo «Prestige», estão a atingir a costa galega. Uma delas encontra-se apenas a 10 quilómetros de A Guarda, zona limítrofe com Portugal.
Corpo do artigo
O crude continua a afectar a costa galega. Três grandes concentrações de fuel-óleo do «Prestige» estão a atingir a zona. Uma grande mancha encontra-se a 10 quilómetros de A Guarda, zona limítrofe com Portugal.
Outros resíduos, muito fragmentados, estão quase a entrar nas rias de Arosa, Vigo e Pontevedra.
Segundo o Instituto Hidrográfico de Portugal, o petróleo deverá afectar todas as rias galegas.
De momento, a mancha avança para norte, um movimento que deverá prosseguir nos próximos dias, de acordo com as previsões meteorológicas.
Os ventos de sul que sopram no litoral da Galiza tornam impossíveis os trabalhos de anti-contaminação, pelo que é inevitável que em breve entrem pequenas manchas de fuel nas rias de Arousa, Vigo e Pontevedra.
Mesmo assim, as embarcações que saíram de manhã não localizaram manchas de fuel importante nas Rias Baixas nem nas proximidades.