Um em cada 10 europeus utiliza a internet como meio de comunicação, ultrapassando o consumo diário de revistas que atinge os oito por cento, revelou um estudo internacional divulgado quarta-feira pelo Sindicato dos Jornalistas.
Corpo do artigo
Nesta sondagem, a televisão aparece como o meio de comunicação preferido dos cidadãos europeus, com 41 por cento das respostas, embora quase metade destes reconheça que vê menos televisão como consequência da utilização frequente da internet.
O consumo frequente de jornais não ultrapassa em termos globais a fasquia dos 13 por cento.
O estudo revela ainda que um em cada três europeus navega diariamente na internet, sendo que metade dos inquiridos considera este meio muito eficaz para quem procura informação, enquanto que a televisão é vista por quase 60 por cento do painel como um bom método de relaxamento.
Consumidor prefere publicidade da internet
No campo da publicidade, um terço dos consumidores de media afirma que os anúncios na internet ajudam uma marca a expressar melhor a sua visão estratégica.
A saturação publicitária é outro dos temas abordados nesta análise, com nove em cada 10 europeus a defenderem que existem demasiados anúncios na televisão, um número que reduz para metade em relação à internet.
O estudo apresentado esta semana pela Associação Europeia de Publicidade Interactiva (EIAA) analisou os hábitos de cerca de 64 milhões de utilizadores de internet de oito países europeus, como Espanha, França, Itália, Reino Unido e Holanda.