O ministro da Economia anunciou, esta sexta-feira, o «fim da crise» na economia portuguesa, considerando que se vive um «ponto de viragem». Segundo Manuel Pinho, a questão agora é saber quanto é que o PIB vai crescer.
Corpo do artigo
Manuel Pinho, que falava em Aveiro durante a assinatura de vários protocolos de investimento, revelou que a «crise acabou», sublinhando que se vive um «ponto de viragem» na economia, porque já não se fala em «recessão e em investimento zero».
«Eu acho que a crise acabou totalmente. A dúvida existente é quanto a economia vai crescer e quanto tempo vai demorar a dar totalmente a volta», disse.
«O Governo herdou um défice das finanças públicas totalmente descontrolado e cheio de operações extraordinárias, a economia em terreno negativo e o aumento do desemprego», acrescentou.
Como argumentos para justificar a mudança de ritmo, o ministro da Economia disse que «foram criados 48 mil empregos, a taxa de desemprego baixou dez por cento no último semestre, a economia está a crescer e o défice das finanças públicas a caminho de ser controlado».
Para o governante, «o sonho de uma economia mais puxada pelas exportações e não pelo consumo, por empresas portuguesas a vingar na economia global está a verificar-se».