Uma equipa de cientistas israelitas divulgou esta terça-feira que foi bem sucedida na operação de conseguir com que células humanas indiferenciadas produzissem a hormona da insulina, abrindo assim o caminho à criação de um tratamento revolucionário para o tratamento da diabetes infantil.
Corpo do artigo
Esta descoberta é um passo muito importante na utilização de células indiferenciadas (stem cells, em inglês) para o tratamento da diabetes de tipo 1, mais conhecida como diabetes infantil.
O aparecimento deste estudo israelita na revista «Diabetes», publicada pela «American Diabetes Association», surge numa altura em que o presidente norte-americano George W. Bush está próximo de autorizar a investigação em células indiferenciadas de embriões humanos.
As células indiferenciadas são, essencialmente, as «pedras fundadoras» que alicerçam o nosso corpo e caracterizam-se pela capacidade de se transformarem em qualquer célula do corpo.
Muitos cientistas pensam em aproveitar esta característica para tratar a diabetes de tipo 1, através do transplante de células indiferenciadas para o organismo dos pacientes onde criarão células saudáveis para regular e segregar insulina.
A Diabetes Tipo 1 é conhecida como Diabetes Insulino-Dependente e, tal como o nomo indica, caracteriza-se pelo facto das células do pâncreas produtoras de insulina deixarem de o fazer. Este tipo de diabetes é rara e atinge na maioria das vezes crianças ou jovens, podendo também aparecer em adultos e até em idosos.
As causas da diabetes tipo 1 não são plenamente conhecidas, sabe-se apenas que é o sistema de defesa do organismo (sistema imunitário) do diabético que ataca e destrói as suas células.