A DECO está preocupada com os gastos feitos pelos portugueses em compras de Natal. O valor movimentado em levantamentos e pagamentos em lojas apenas em Dezembro foi equivalente ao que está previsto gastar-se no futuro aeroporto da Ota.
Corpo do artigo
A DECO está preocupada com os valores gastos pelos portugueses em levantamentos e compras durante os últimos dias, que só em Dezembro seriam suficientes para pagar o futuro aeroporto da Ota.
Em declarações à TSF, o secretário-geral desta associação de defesa do consumidor entende que o balanço é preocupante e que os «consumidores «continuam a ir em algumas miragens do compre agora e pague qualquer dia».
«A verdade é que todos os dias nos aparecem mais famílias sobre-endividadas e nós continuaremos neste caminho por um lado a prestar informação para que os portugueses sejam cada vez mais esclarecidos e por outro a tentar resolver as situações dramáticas que nos aprecem todos os dias», explicou Jorge Morgado.
Entre pagamentos e levantamentos, só em Dezembro, foram movimentados quatro mil milhões de euros, 1,4 mil milhões dos quais apenas na semana antes do Natal, o equivalente ao que o Estado quer poupar em 2007 em despesas com os funcionários públicos.
Segundo os dados revelados por vários órgãos da comunicação social, os portugueses gastaram por dia na semana antes do Natal 194 milhões de euros (valor mais do que suficiente para pagar a Casa da Música), 110 milhões dos quais resultantes de pagamentos feitos em lojas.
De acordo com o «Correio da Manhã», os portugueses gastaram na semana antes do Natal mais 11 milhões de euros por dia do que em 2005.