A defesa legal de Saddam Hussein foi entregue a um único advogado, o iraquiano Khalil Dulaimi, de acordo com um comunicado assinado pela filha mais velha do antigo ditador, divulgado esta segunda-feira em Amã.
Corpo do artigo
No comunicado, a família do antigo presidente iraquiano Saddam Hussein diz que «foi obrigada a reorganizar a defesa legal dada a natureza única do caso».
O iraquiano escolhido para ser o defensor exclusivo de Saddam Hussein fazia parte do comité de defesa do ditador composto por 22 advogados que trabalharam em conjunto no último ano na Jordânia.
A família terá ficado confusa com a profusão de opiniões dos vários advogados que faziam parte do comité, segundo fonte próxima da mesma.
Na semana passada, o Procurador-Geral iraquiano, Raeed Al Juhi, afirmou que «cerca de 80 por cento da instrução (do antigo Presidente) está concluída» mas não indicou qualquer data para o início do julgamento.
Saddam foi capturado em Dezembro de 2003 na cidade natal de Tikrit, norte de Bagdad, e está detido numa prisão norte-americana perto do aeroporto da capital.