A TSF apurou que a multinacional norte-americana Delphi vai fechar a unidade de produção de Ponte de Sôr. Vão para o desemprego 450 trabalhadores. Esta fábrica é o maior empregador privado do distrito de Portalegre.
Corpo do artigo
A fábrica da multinacional Delphi, em Ponte de Sôr, vai mesmo ser encerrada. É uma informação que foi confirmada pela TSF. Cerca de 450 trabalhadores vão assim para o desemprego.
Há duas semanas atrás foi admitida a possibilidade de encerramento por causa da redução do número de encomendas.
Ao início da tarde desta sexta-feira terminou uma reunião entre a administração da multinacional e representantes dos trabalhadores. Nessa reunião foi anunciada a decisão definitiva da Delphi, uma empresa que produz tecnologia para a indústria automóvel.
Nelson Freitas, do Sindicato dos Trabalhadores da Química e da Farmacêutica, e trabalhador da Delphi, disse à TSF que foram informados que a unidade vai continuar em funcionamento até Novembro, «e depois começam os despedimentos progressivos dos 450 efectivos da empresa».
Nelson Freitas diz que não foi apanhado de surpresa por esta decisão porque há muito que eram conhecidas as dificuldades da empresa em competir com outros mercados, como por exemplo a Hungria, onde a mão-de-obra é mais barata.
Contactada pela TSF, a administração da Delphi confirma o encerramento da fábrica de Ponte de Sor mas recusa qualquer comentário sobre a decisão.
O ministério da Economia, que já foi também contactado pela redacção da TSF, diz que nesta altura não vai fazer também qualquer comentário.