Um deputado espanhol denunciou, esta quinta-feira, a existência de duas empresas portuguesas que estão a usar os camiões para transportarem resíduos tóxicos e produtos alimentares. O caso já foi relatado às autoridades regionais.
Corpo do artigo
Francisco Garrido, deputado espanhol dos «Verdes», denunciou hoje a existência de duas empresas portuguesas que estão a usar os camiões para transportarem resíduos tóxicos e produtos alimentares.
Escusando-se a divulgar o nome das empresas envolvidas, o responsável revelou, contudo, que o caso já foi relatado às autoridades regionais.
O deputado esclareceu que os camiões levam resíduos tóxicos para a central de tratamento de Huelva, sendo posteriormente lavados e carregados com alimentos.
Os produtos alimentares são depois transportados para Portugal, Galiza, Catalunha e País Basco.
Entretanto, os «Verdes» vão apresentar, no parlamento espanhol, uma proposta para que o controlo do transporte de resíduos tóxicos seja reforçado em todo o país.
Em Portugal, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica diz que já está a investigar esta denúncia, prometendo, ainda hoje, mais esclarecimentos sobre o caso.