Um grupo de cientistas e um satélite descobriram a nascente do rio Amazonas. Após anos de especulação, sabe-se agora que o maior rio do mundo em volume de água nasce numa montanha do sul do Peru.
Corpo do artigo
Nevado Mismi. É este o nome da nascente do rio Amazonas, descoberta após séculos de especulação sobre o local exacto onde o rio nasce.
O local onde nasce o maior rio do continente americano foi descoberto por uma equipa de cientistas de cinco países, informou a National Geographic Society.
Os investigadores utilizaram a tecnologia GPS (sistema se localização por satélite), conseguindo determinar o local com uma precisão de um a cinco metros.
«A expedição elaborou um mapa altamente fiável da região», disse o director da expedição, Andrew Pietowski.
Segundo este americano, professor de Matemática em Nova Iorque, a equipa foi obrigada a viajar a pé, de bicicleta, de cavalo e de jipe, de modo a explorar os rios remotos dos Andes que se juntam ao Amazonas.
Um reservatório gigante
«Tivemos que ultrapassar frio e ventos terríveis em terrenos muito duros e a elevadas altitudes», afirmou.
O rio Amazonas, é o maior reservatório de água doce do planeta. Tem quase sete mil quilómetros de comprimento, o que corresponde à distância entre Berlim e Nova Iorque.
O seu ponto mais profundo tem 120 metros, o suficiente para mergulhar a Torre Vasco da Gama.