Uma carta até agora desconhecida do filósofo francês René Descartes, que faz referência ao ensaio «Meteoro», foi descoberta na biblioteca nacional de Berlim, anunciou a instituição segunda-feira
Corpo do artigo
Segundo a biblioteca nacional de Berlim, trata-se de uma carta redigida em francês e datada de 2 de Outubro de 1640, agora descoberta pelo filósofo holandês Erik-Jan Bos, da Universidade de Utrecht, que prepara uma nova edição das cartas de Descartes do ano 1643.
Na carta, escrita em Leiden, na Holanda, para o diplomata holandês Joachim de Wicquefort, Descartes (na imagem) evoca o manuscrito da tradução para latim do seu ensaio «Meteoros», que tinha emprestado há mais de um ano a um professor de Amesterdão, Caspar Barlaeus, que desejava analisá-lo.
Como a resposta tardava, Descartes pediu ao seu amigo Wicquefort que intercedesse junto do professor para que devolvesse o manuscrito da obra ainda não impressa.
No último século foram poucas as cartas inéditas do autor do «Discurso do Método» descobertas. A última foi encontrada há mais de 25 anos.