O cérebro pode ter um «ponto engraçado», ou seja, um local que se relaciona directamente com o humor da pessoa. Quem o descobriu foi uma equipe de cientistas americanos, após vários estudos sobre o assunto.
Corpo do artigo
Cientistas afirmaram na terça-feira passada que o cérebro pode ter um «ponto engraçado», segundo noticiou a CNN. Essa descoberta pode explicar porque é que algumas vítimas de derrame cerebral perdem o seu sentido de humor.
«Uma pequena parte do lobo frontal parece crítica à nossa capacidade de reconhecer uma piada», disse Dean Shibata, da Escola de Medicina da Universidade de Rochester.
«Embora o propósito do humor e do riso ainda seja desconhecido, apesar dos 2 mil anos de especulação, ter sentido de humor é uma parte fundamental da nossa personalidade e pode ter um papel importante no equilíbrio de emoções negativas», disse Shibata à Reuters.
Shibata e a sua equipe divulgaram um relatório durante o encontro anual da Sociedade Radiológica da América do Norte, baseado no uso de imagens de ressonância magnética para estudar a actividade do cérebro de 13 pessoas, em quatro testes diferentes.
«Há poucos estudos sobre a localização do humor no cérebro, mas perceber a base das emoções positivas, provavelmente será muito útil para vir a entender as negativas», disse à Reuters.
O estudo conclui que o cérebro pode ajudar a arranjar explicações para o facto das pessoas que sofrem um derrame que atinja o lobo frontal inferior do cérebro terem alterações de personalidade, incluindo perda do sentido de humor.
A mesma parte do cérebro também está associada ao planeamento e julgamento social e emocional, segundo o estudo.