Investigadores espanhóis descobriram uma nova forma de fungo que come discos compactos.
Corpo do artigo
Cientistas espanhóis identificaram uma nova forma de fungo que come os discos compactos.
A geóloga do Museu de História Natural de Madrid descobriu o fungo, que pertence à família do comum Geotrichum, nos CD's trazidos da América Central do Estado de Belize.
O fungo atacou a extremidade do lado de fora do disco, consumindo o plástico e até o alumínio tornando o CD não executável.
Especialistas dizem que é pouco usual mas não desconhecido haver um fungo capaz de atacar substâncias feitas pelo homem como o plástico.
Javier Garcia-Guinea, director dos geólogos do Museu, disse acreditar que este foi o primeiro caso documentado de um fungo que ataca CDs.
«Este ano nós recebemos muitas mensagens por correio electrónico do Panamá, Costa Rica e Guatemala descrevendo casos semelhantes nos países tropicais» disse o Garcia Guinea à BBC.
Marc Valls, biólogo do Centro Nacional de Biotecnologia espanhol, avisou as pessoas para que não fiquem alarmadas. Ele disse que o fungo só atacará os CD's em certas condições, ou seja, o fungo apenas se desenvolve em alta humidade e alta temperatura, o que não é muito comum.
Mas há um lado positivo da história, a capacidade dos micro-organismos destruírem os produtos fabricados pelo homem, pode ajudar na eliminação de desperdícios.