Uma equipa internacional de cientistas descobriu um gene cuja disfunção pode causar cancro da próstata, anunciaram esta quarta-feira, em Helsínquia, os investigadores.
Corpo do artigo
Os cientistas suspeitam que as mutações do gene EPHB2 podem provocar o aparecimento de células cancerígenas e a sua propagação por vários órgãos do corpo, um fenómeno conhecido por metástase.
Entre os pacientes com cancro da próstata examinados, oito por cento sofria disfunções deste gene, segundo o Centro de Investigação Técnica da Finlândia (VTT), a que pertencem alguns dos cientistas participantes.
A descoberta foi possível graças à aplicação de um novo método que permite identificar os genes que impedem o crescimento de células cancerígenas e as suas possíveis mutações.
A disfunção deste tipo de genes, cujo papel é assegurar o crescimento normal das células, poderá ser uma das causas do aparecimento de tumores.
A nova técnica, desenvolvida pelos cientistas do VTT, permite além disso explorar grande parte dos 25.000 genes do corpo humano numa só experiência.
Os cientistas ignoram ainda as causas exactas do aparecimento do cancro da próstata, o tipo de tumor mais comum nos homens, mas estão convencidos de que os erros genéticos nas células da próstata durante o processo de envelhecimento são fundamentais para o seu desenvolvimento.