Astrónomos norte-americanos descobriram dois novos planetas fora do sistema solar com um tamanho semelhante à Terra e com uma massa parecida com a de Neptuno.
Corpo do artigo
«Descobrimos dois planetas cuja massa é 15 a 20 vezes a da Terra» e com «diâmetros semelhantes ao da Terra», anunciou terça-feira Geoffrey Marcy, investigador da Universidade da Califórnia, no decorrer de uma conferência de imprensa organizada pela NASA em Berkeley.
«Os dois planetas encontram-se em órbita em torno de estrelas que se encontram apenas a 35 anos-luz» da Terra e «têm uma massa comparável à de Neptuno», acrescentou.
Um dos planetas orbita em torno da estrela 55 Cancri, já referenciada por acolher na sua órbita três planetas gasosos gigantes.
O planeta agora descoberto tem uma massa 18 vezes superior à da Terra e apenas ligeiramente maior do que a de Neptuno.
O outro planeta gira em órbita da estrela Gliese 436 e apresenta uma massa 20 vezes superior à da Terra.
Na semana passada, astrónomos europeus anunciaram ter descoberto dois planetas fora do sistema solar. Um desses corpos, mu Arae, detectado em órbita de uma estrela da constelação de Autel, tem uma massa 14 vezes a da Terra, ou seja, é o planeta com menor massa detectado fora do sistema solar.
Até agora, já foram descobertos mais de cem planetas fora do sistema solar.