Geólogos paquistaneses descobriram 102 ossos de dinossauro datados do período Cretássico. Trata-se do primeiro achado do género no Paquistão e poderá ajudar a compreender as causas da extinção súbita dos animais.
Corpo do artigo
Cientistas encontraram os primeiros restos fósseis de um dinossauro no Paquistão. De acordo com as datações, os fósseis, descobertos por geólogos que realizavam estudos topográficos na província paquistanesa de Baluchistan, terão cerca de 70 milhões de anos.
Com esta descoberta, composta por pernas e vértebras fossilizadas do período Cretássico - anterior à extinção dos dinossauros - os cientistas esperam contribuir para ajudar a explicar o seu desaparecimento.
De acordo com Abdul Latif, director de planeamento do Centro de Geologia do Paquistão, a descoberta abre novos horizontes para o estudo da distribuição das populações de dinossauros.
Latif explicou à BBC Online que o achado permitirá compreender as variações no nível dos mares e nos sedimentos terrestres durante aquele período geológico o que, por outro lado, poderá ajudar o Paquistão a enontrar petróleo e gás natural no subsolo.
«Encontrámos 102 ossos de dinossauros na área durante os estudos levados a cabo no último ano», afirmou.
Na opinião do cientista, estes fósseis poderão vir a ajudar a explicar os motivos da extinção súbita dos dinossauros no Cretássico.
Recorde-se que a extinção dos dinossauros tem sido atribuída a um arrefecimento súbito da terra, na sequência da queda de um meteorito, o qual terá provocado o levantamento de grandes quantidades de poeiras.