O número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego caiu 11,6 por cento em Fevereiro, face a igual mês de 2007, mantendo a trajectória descendente pelo segundo ano consecutivo. Os dados são do IEFP, que refere ainda que o indicador recuou 0,3 por cento quando comparado com o mês de Janeiro.
Corpo do artigo
Segundo os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, divulgados esta segunda-feira, o número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego caiu 11,6 por cento em Fevereiro, face ao período homólogo.
Em relação ao mês anterior, o IEFP indica que o número de desempregados registados diminuiu 0,3 por cento.
No final de Fevereiro, estavam inscritos nos Centros de Emprego do Continente e Regiões Autónomas 398.579 desempregados, menos 52.258 que no mesmo período do ano passado, e menos 1.095 desempregados que no mês de Janeiro.
A procura de novo emprego, situação que abrangia 90,7 por cento dos desempregados, apresentou um decréscimo de 13 por cento face ao mês homólogo de 2007, enquanto que a procura de primeiro emprego acusava um aumento de 4,5 por cento no número de inscrições.
A diminuição anual do desemprego verificou-se tanto nos homens como nas mulheres, mantendo o sexo masculino uma redução percentual mais elevada, de 14,8 por cento, contra 9,3 por cento.
Por grupo etário, o desemprego nos jovens caiu 10 por cento, face ao mesmo mês de 2007, enquanto que nos adultos o decréscimo foi na ordem dos 11,9 por cento.
A nível regional, verificou-se um decréscimo homólogo nas cinco regiões do Continente, com destaque para o Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo que registaram as diminuições mais significativas de 15,7 por cento e 13 por cento, respectivamente.