O número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego caiu 11,4 por cento em Março, face a igual período de 2007, anunciou o IEFP. Em relação a Fevereiro de 2008, a descida foi menos acentuada.
Corpo do artigo
O número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego do Continente e Regiões Autónomas caiu 11,4 por cento em Março, para 391.026 candidatos, segundo dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
De acordo com o instituto, relativamente a igual período de 2007, verifica-se uma redução de 50.330 desempregados.
Face a Fevereiro, a diminuição do desemprego foi, por sua vez, menos acentuada (caiu 1,9 por cento), fruto de um decréscimo de 7.553 inscrições de desempregados, acrescenta o IEFP.
Apesar das mulheres estarem em maioria (59,7 por cento) no total do desemprego registado, a redução anual deste foi mais acentuado nos homens (-14,4 por cento) do que nas mulheres (-9,3 por cento), destaca o instituto.
Por grupo etário, o IEFP observou um decréscimo anual de desempregados de 11,4 por cento, quer nos jovens, quer nos adultos.
Segundo o instituto, a procura de novo emprego, que motivou a inscrição de 91 por cento do total de desempregados, apresentou um decréscimo de 12,5 por cento em termos homólogos.
A procura de primeiro emprego evoluiu menos favoravelmente, com uma quebra de apenas 1,4 por cento relativamente ao mesmo mês e 2007.
Todos os níveis de habilitação escolar registavam menos desempregados do que em Março de 2007 e Fevereiro deste ano, indica ainda a análise mensal do instituto.