José Sócrates assegurou, esta quinta-feira, que o Governo vai levar o seu programa «até ao fim», sublinhando que, pela primeira vez em 30 anos, vai conseguir baixar a despesa pública pelo segundo ano consecutivo em 2007.
Corpo do artigo
À margem do congresso "Thing'Nomics - Portugal empreendedor: a palavra aos protagonistas", o primeiro-ministro garantiu que o seu Governo se manterá fiel ao plano estabelecido e cumprirá os objectivos de rigor nas contas públicas, crescimento da economia e qualificação dos portugueses.
Afirmando que um ano e meio depois de tomar posse já pode apresentar resultados, José Sócrates assegurou que, além da redução do défice orçamental de seis para 4,6 por cento, o Executivo vai conseguir, este ano, reduzir a despesa pública em 1,6 por cento.
Para 2007, o chefe do Governo garantiu que a despesa pública voltará a descer, o que, no seu entender, constitui um indicador seguro de que Portugal está numa trajectória de recuperação.
«Em 30 anos, nunca a despesa pública desceu dois anos seguidos, mas vai acontecer», disse, sublinhando que o seu Governo tem condições políticas, determinação e vontade para o fazer.
O ex-primeiro-ministro sueco, Goran Persson, que também participa no congresso, aplaudiu as palavras de José Sócrates, defendendo que não há modelos de segurança social viáveis sem contas públicas equilibradas.