Há uma diminuição dos prejuízos nos hospitais com gestão empresarial. Já nos hospitais públicos, os 10 maiores do país apresentaram, no terceiro trimestre deste ano, um prejuízo de 55 milhões de euros, verba calculada no relatório da Administração Central do Sistema de Saúde.
Corpo do artigo
Os números são reveladores: o ano passado os 10 maiores hospitais do sector público registaram um milhão de euros de prejuízo, e este ano 55 milhões.
A avaliação relativa ao terceiro trimestre salienta o crescimento dos custos operacionais e dos consumos. Por exemplo, a factura com medicamentos aumentou cinco por cento, contrariando as ordens de Correia de Campos que impôs um tecto máximo de quatro por cento.
O relatório sublinha que, em alguns pontos, se verificou pouca exigência no cumprimento dos objectivos. Mesmo assim, a administração do Sistema de Saúde, acredita que a situação pode corrigida até ao final do ano.
Hospitais-empresa com melhores resultados
Com desempenhos mais favoráveis estão os hospitais-empresas. Nove destas 35 unidades, tiveram resultados líquidos positivos e, no conjuntos, os hospitais empresas registam uma diminuição de prejuízos na ordem dos 215 milhoes de euros.
O relatório identifica uma trajectória, nestes hospitais, de contenção de custos, menos despesas com pessoal e fornecedores externo e uma redução do consumo de medicamentos.